CASA POUBEL

LOCALIZAÇÃO

BRASÍLIA – DF

ÁREA

500 m²

ANO

2019

TIPO

RESIDENCIAL

A Casa Poubel está inserida numa das áreas com vista mais privilegiada do bairro Lago Sul, por estar num dos pontos mais altos e poder desfrutar da vista do sol que se põe por trás da Ponte JK.

O projeto adotou uma volumetria compacta, que parece térrea de quem olha da rua de acesso, mas ocupa também um pavimento subsolo para as áreas de garagem e apoio, como depósito e casa de máquinas da piscina.

Os ambientes sociais e área íntima estão localizados no térreo, sobre uma laje que se solta do solo, oferecendo leveza ao conjunto.

Todos os pontos de contato dos ambientes internos da casa com o exterior são beneficiados com varandas, permitindo a abertura das esquadrias mesmo em dias chuvosos.

O forro inclinado em madeira dessas varandas amplifica a delicadeza da casa, e se estende para os ambientes internos trazendo o aconchego próprio do material.

Materiais drenantes também foram empregados nas demais áreas externas.

Um volume discreto foi desenhado na cobertura para abrigar caixas d’água, boiler e condensadoras do ar condicionado, configurando uma área técnica de fácil acesso para manutenção.

O piso do solarium foi proposto em pedras portuguesas pretas, evitando o ofuscamento nessa área de forte incidência de sol.

Uma escada metálica vazada rasga essa laje e faz o acesso externo direto entre os dois pavimentos, facilitando a circulação de moradores e funcionários.

OUTRAS INFORMAÇÕES

arquitetura
todo arquitetura

interiores
todo arquitetura

autores
SUYENE ARAKAKI
NAZARETH PINHEIRO

Colaboradores
PEDRO SILVA

complementares
estrutura – YASSER VASCONCELOS – PROEST ENGENHARIA
instalações – PEDRO LUIS PARESOTO / VICTOR HUGO DE CASTRO
luminotécnico – MARINA MALVAR / LUCIANA FERREIRA

imagens
PEDRO SILVA

© Copyright 2022-2023 TODO Arquitetura. Todos os direitos reservados.

Que tal dar o primeiro passo para concretizar um projeto TODO seu?